Namebench – descubra o melhor DNS para sua conexão

A grosso modo e para facilitar, domínio é o endereço que digitamos em nosso navegador quando desejamos entrar em uma página da internet. Usando termos mais técnicos:
Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.Fonte:Wikipedia
DNS ou Domain Name System é o sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que "traduz" os "endereços" que  digitamos em nosso navegador  para o endereço "numérico" real dos servidores/sites na internet.



Quando assinamos um serviço de acesso à internet, utilizamos os servidores DNS da empresa contratada, mas nem sempre essa é a melhor opção.
Para saber qual é o melhor DNS para sua conexão, experimente o Namebench – serviço do Google que busca o servidor DNS mais rápido.
Basta baixar o programa e depois clicar sobre seu ícone. Clique em extract e depois em start benchmark. Aguarde o término do teste, que aqui levou cerca de 30 minutos.
Início Andamento
Assim que o teste terminar, abrirá uma página em seu navegador, contendo os  resultados e uma sugestão dos DNSs mais velozes (no alto, à direita).
Como mudar o DNS do seu computador?
Windows Vista
Entre em Central de Redes e Compartilhamento e, em conexão local, clique em exibir status. Procure por protocolo TCP/IP 4 e clique em propriedades. Marque “usar os seguintes servidores DNS” e escreva os dois números sugeridos no teste.
Windows Seven
Entre em Central de Redes e clique sobre “conexão local”. Na janela seguinte, clique em propriedades e siga os mesmos procedimentos para o Windows Vista.
Windows XP
1. Vá em Iniciar > Painel de Controle
2. Vá em Conexões de Rede
3. Selecione a conexão Speedy e clique em Propriedades
4. Selecione a aba Internet Protocol e clique em Propriedades
5. Selecione a última opção e escreva os dois números sugeridos no teste.
Caso você use um roteador wireless, entre no painel administrativo, procure por WAN e depois por Primary DNS Address /Secondary DNS Address. Escreva os dois números sugeridos no teste, nos seus respectivos locais.
Esta dica foi passada pra mim pelo @fjorgemota, autor do blog Blogueiros na Web.